Atividades

OFERTA PEDAGÓGICA

Actualmente o IPEIP disponibiliza actividades lúdico terapêuticas, maioritariamente gratuitas, e que ao longo da nossa existência temos verificado como as terapêuticas que alcançam maiores e melhores resultados.

Consideramos que o desenvolvimento de um programa sistemático de actividades junto dos alunos e utentes do IPEIP pode constituir um importante impulso para o esforço de reorientação técnica e metodológica que estamos a fazer, levando a uma mudança na lógica organizacional e conduzindo a qualidade da nossa intervenção, junto de uma população com características tendencialmente regressivas, para outros níveis de qualidade, adequação e melhoria.

Consideramos que, desta forma, conseguiremos reorientar a nossa prática para a melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos, ajustando a nossa instituição aos tempos que correm.

1º e 2º Ciclos de Ensino Básico

No 1º Ciclo, temos como objectivos e competências de trabalho: a) assegurar uma formação a todos os alunos que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espírito crítico, criatividade, sentido moral, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social, assim como da formação cívica; b) inter-relacionar o “saber” e o “saber fazer”, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano; c) proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizando actividades manuais e promovendo a educação artística; d) desenvolver a consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis; e) proporcionar a aquisição de atitudes autónomas; f) assegurar aos alunos com necessidades educativas específicas, condições adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades; g) fomentar o gosto por uma constante actualização de conhecimentos; h) criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo aos alunos, melhorando e diversificando os circuitos de informação/comunicação; i) desenvolver a linguagem oral; j) fomentar o progressivo domínio da leitura, da escrita, das noções essenciais de aritmética e do cálculo, estudo do meio, das expressões artísticas (musical, dramática, plástica) e físico-motora e; l) promover o envolvimento dos Encarregados de Educação no desenvolvimento do Projecto Curricular.

Tendo por base o enunciado anteriormente, no 2º Ciclo pretende-se, sustentado pelas potencialidades definidas no Projecto Educativo Individual, e de acordo com as competências definidas no Currículo Nacional do Ensino Básico, que estão na base da acção pedagógica, focar nas competências básicas a desenvolver com maior especificidade, as seguintes áreas: a) usar correctamente a Língua para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio; b) adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagens adequadas a objectivos visados; c) adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e tomada de decisões; d) realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

Snoezelen

O conceito de Snoezelen surgiu nos anos 70 através de dois terapeutas holandeses – Jan Hulsegge e Ad Verheul enquanto estes trabalhavam no instituto De Hartenberg. A palavra Snoezelen provém do holandês Snuffelen – cheirar e Doezelen – relaxar/dormitar.

Snoezelen é “um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes” (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).

A sala de Snoezelen é uma sala multi-sensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial, procurando proporcionar conforto, através do uso de estímulos controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

O ambiente multi-sensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não directivas.

O Snoezelen destinava-se sobretudo a pessoas com deficiências mental ou multideficiência, com vista a promove o relaxamento, lazer e diversão; estimula os sentidos primários; permite a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente; aumenta a compreensão do utente em relação ao gosta/não gosta; permite a estimulação esfincteriana; a variedade de actividades permite explorar as necessidades bem como as preferências; permite o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade; incentiva o movimento e a motivação; motiva para a aprendizagem; facilita a libertação de stress; promove a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários; o uso de equipamento sensorial pode ser benéfico para todas as idades e diagnósticos; estimula o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.

Atelier’s

Este projecto prevê actuar em dois âmbitos: integração socio-profissional e ocupacional.

Pretendemos criar condições onde cada participante se possa desenvolver profissionalmente, contribuindo cada um à sua maneira e conforme as suas capacidades, para as necessidades reais do mundo envolvente. Os alunos e utentes trabalham com os seus colegas e monitores nos atelier’s de têxteis, pasta de papel, olaria e artes.

O monitor e o aluno/utente, trabalham em conjunto para criar um produto ou um serviço de qualidade, promovendo o desenvolvimento e humanização dos intervenientes.

Os produtos são expostos em feiras e encontros e as vendas revertem para a aquisição de material.

Os objectivos principais das actividades desenvolvidas são: garantir os cuidados assistenciais; a estimulação e a promoção do desenvolvimento das potencialidades das pessoas portadoras de deficiência mental moderada a  profunda; a promoção da sua integração social; o recurso ao encaminhamento da pessoa portadora de deficiência, sempre que possível, para programas adequados de integração sócio-profissional.

As actividades desenvolvidas podem ser divididas em 2 categorias:

  • Actividades socialmente úteis: são aquelas que, para além de proporcionarem a valorização pessoal do utente, potencializam as capacidades do indivíduo, no sentido da sua autonomia, de modo a facilitar uma possível transição para programas de integração sócio-profissional;
  • Actividades estritamente ocupacionais: têm por objectivo manter a pessoa portadora de deficiência activa e interessada, favorecendo assim, o seu equilíbrio físico, emocional e social.

Natação Adaptada e Hidroginástica

O objectivo deste tipo de Natação consiste em colocar pessoas num ambiente estimulante, onde o desenvolvimento pessoal e social possa ocorrer juntamente com o aperfeiçoamento das habilidades físicas.

Segundo Burkahrdt e Escobar (1985) (in Kerbej, F (2202) pp 86;87), a natação adaptada é toda a fase em que o indivíduo se adapta a um meio diferente do que está habituada. Esta é composta por movimentos básicos, tais como a entrada e saída da água; deslocamentos em pé; imersões; equilíbrio dorsal, ventral e vertical; saltos em pé e de cabeça e nado utilitário. Devido às suas características particulares a actividade dentro de água é diferente da actividade num ginásio. A entrada na água traz novas experiências, possibilitando movimentos que noutras ocasiões não seriam possíveis de realizar. Os efeitos terapêuticos dos exercícios na água estão também relacionados ao alívio da dor e espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude de movimentos e articulações; fortalecimentos dos músculos enfraquecidos e aumento da sua tolerância aos exercícios; reeducação dos músculos paralisados; melhoria da circulação; encorajamento das actividades funcionais; manutenção e melhoria do equilíbrio e postura.

Segundo Fonseca (2001), o cérebro deve organizar inúmeras fontes de informação sensorial num comportamento motor e numa experiência integrada. O método de Halliwick é um dos métodos mais utilizados em Natação Adaptada. Foi desenvolvido por James Mac Millan em 1949, com o objectivo especifico de dar segurança na água às pessoas de todas as idades, portadoras dos diversos tipos de deficiência.

Esta actividade tem como princípio ensinar primeiro o aluno a ter noção de si próprio, do seu controle e equilíbrio na água, para depois ensina-lo a nadar. Este método trata-se de uma progressão de aprendizagem de adaptação ao meio aquático e controle do corpo e volta de todos os eixos de movimento. Para que estes princípios sejam viáveis têm que haver condições de segurança e conforto, pois só assim o nadador estará relaxado e pronto para iniciar a sessão.

O Colégio proporciona esta actividade uma a duas vezes por semana para cada aluno, baseados nas suas condições físicas, psíquicas e médicas.

Golfe

Golfe Adaptado é um tipo de programa destinado às pessoas que tem algum tipo de incapacidade física ou mental, desde pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral, uma amputação, lesão medular, a pessoas amblíopes ou cegas, e outro tipo de incapacidade, quer seja adquirida ou inata.

A nível do próprio indivíduo, poderá contribuir para o desenvolvimento da condição física (aumento da força, da resistência e da flexibilidade); a nivel psicomotor (melhoria no controlo postural, na coordenação motora, no equilíbrio, no conhecimento do corpo e das suas reais potencialidades quer psicomotoras, quer físicas); estimula os centros nervosos e as estruturas anatómicas lesadas, que poderão acelerar o processo terapêutico; potencializar o desenvolvimento cognitivo; promover um aumento da comunicação; potencializar a prevenção de estados depressivos e de ansiedade; promover a redução da irritabilidade e da agressividade; a sensação de bem-estar e equilíbrio; ajudar no desenvolvimento intelectual, sobretudo nas idades mais tenras e promover a integração social e a qualidade de vida.

O Colégio proporciona esta actividade aos alunos que mostram beneficiar da mesma, tendo em conta as suas condições físicas, psíquicas e médicas.

Desporto Escolar

O desporto escolar visa especificamente a promoção da saúde e condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras e o entendimento do desporto como factor de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.

O Colégio integra o Desporto nas suas várias actividades lúdico terapêuticas, com especial enfoque nas actividades de futebol e nas sessões de boa forma para alunos com maior dificuldade motora.

Hipoterapia

É sabido que, os efeitos terapêuticos com o cavalo têm sido descritos desde a época de Hipócrates (458-370 a.C.), que indicava a equitação como forma de regenerar a saúde. Os destinos do cavalo e do homem são inseparáveis. É conhecido e admirado o valor do cavalo na vida do homem e o quanto tem sido útil no progresso da humanidade associado à nossa evolução.

O cavalo foi utilizado como meio de conquista, de imigração, de transporte, de trabalho, de veneração e de crença, na mitologia, na fabricação de soro e vacina, no lazer e no desporto. Nos dias de hoje é dado um grande destaque como instrumento de reabilitação e educação. Estudos realizados por todo o mundo confirmam que a hipoterapia consiste um método educacional que favorece a alfabetização, socialização e o desenvolvimento global de alunos portadores de necessidades educativas especiais.

A hipoterapia é o método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos do cavalo, com o objectivo de desenvolvimento psicossocial recurso para crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias. No cavalo são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), similares aos padrões do movimento humano, este paralelismo favorece a construção da percepção deste movimento. O que posteriormente se traduz em benefícios a nível do sistema vestibular, controlo de movimento, consciência do espaço, dos tempos e muitas outras habilidades.

Para compreendermos como é que se podem atingir estes objectivos, temos de examinar aquilo que se vive a cavalo, quer no aspecto relacional (através da relação estabelecida entre PACIENTE – CAVALO – TERAPEUTA), quer nos aspectos seguintes: relação com o outro; dinâmica de grupo; controlo do factor emocional; desenvolvimento das capacidades sociais; promoção da independência.

Concluindo, as frentes nas quais a Hipoterapia trabalha a nível psicológico e social são: a procura da iniciativa corporal; a aquisição da autonomia com mais confiança em si; a descoberta do prazer; a aceitação do insucesso e reconhecimento dos seus limites; a aceitação do cavalo; a aceitação do rigor e da autoridade da técnica. Assim, a utilização do cavalo apresenta um interesse não só como forma de reeducação de uma função ou de uma perturbação, mas também como um meio de aproximação à personalidade do paciente. Deste modo, dá-se grande importância ao aspecto relacional desta terapia.

Através disto, podem ser desenvolvidas aprendizagens nas relações sociais e o indivíduo com deficiência descobre um novo ambiente, um Mundo diferente.

Special Olympics

O Movimento Special Olympics foi trazido para Portugal pela Dra. Maria de Jesus Barrosos Soares, actualmente Presidente do Conselho Superior, foi fundado em 27 de Março de 2001.O Special Olympics Portugal é uma associação desportiva de âmbito nacional, com personalidade jurídica e que representa, em Portugal, o Movimento Special Olympics. Tem como missão proporcionar aos jovens e adultos com deficiência intelectual o acesso à prática desportiva, de forma continuada e adequada aos seus níveis de desempenho técnico. O Special Olympics foi fundado com a convicção de que as pessoas com deficiência intelectual podiam, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no Desporto considerando o treino e a competição elementos essenciais para a aprendizagem de uma ou mais modalidades desportivas. São três os princípios essenciais pelo qual o Special Olympics se rege: Vocação: Movimento internacional que, através da prática desportiva, contribui decisivamente para a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual; Missão: Proporcionar as condições para a prática de actividades desportivas, de forma contínua e variada, para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual; Filosofia: A Actividade Física e o Desporto para as pessoas com deficiência intelectual contribuem para o seu bem-estar físico, psicológico, social e auto-estima.

É membro do Comité Olímpico de Portugal e tem protocolos de colaboração com as Federações de Ginástica, Golfe, Basquetebol e Equestre e com o Clube de Golfe de Professores de Educação Física. Os praticantes do Special Olympics são diferentes na escolaridade, na relação social, na comunicação, no movimento, mas são capazes de competir, participar, de estar com os outros.

O Colégio observa neste movimento uma grande mais valia para os nossos alunos e utentes, possibilitando-os, para além da pratica de desporto e dos benefícios inerentes, a participação em torneios nacionais, europeus e mundiais, usufruindo, dessa forma, de experiências inesquecíveis.